quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Cesarianas - Sabia que...

Sabia que existe um estudo científico (de Thacker, Stroup e Chang) que demonstrou que o único (!) efeito da utilização contínua do CTG durante a fase da dilatação, é o aumento da taxa de cesarianas? Vá a http://www.update-software.com/abstracts/AB000063.htm

Também quero ser uma doula!

As Doulas de Portugal vão iniciar cursos de formação intensivos em 2005 com base nos ensinamentos do Dr. Michel Odent (http://www.michelodent.com) e da doula LilianaLammers (http://www.paramanadoula.com). Mais informações através de doulasdeportugal@yahoo.com ou de doulasdeportugal@hotmail.com

No curso abordamos a fisiologia do parto, nutrição, práticas hospitalares, o trabalho da doula, primeiros socorros em obstetrícia e muitos mais.

Que serviços oferecem?

Oferecemos a preparação para o parto (apenas em Évora por enquanto) com acompanhamento personalizado, visitas ao domicílio no pós-parto e apoio durante todo o trabalho de parto.
Se desejar um parto em casa estamos disponíveis para encontrar uma parteira que agrade aos pais sem encargos adicionais da nossa parte.
Em caso de parto hospitalar ajudamos a mãe a tomar a decisão de quando se dirigir para o hospital de forma a que não vá cedo demais (o que acontece a maior parte das vezes, sem a presença de uma doula), ou que não chegue tarde demais (quando não existem complicações, é o ideal, dadas as condições que temos no nosso país). A última decisão é sempre da mãe. Temos também uma linha de atendimento a funcionar 24h por dia, para responder a questões ou paraesclarecer a mãe em qualquer dúvida.

Moradas em português

http://amigasdoparto.com.br
http://doulas.com.br
http://ongbemnascer.blogger.com.br
http://maternidadeativa.com.br
http://partohumanizado.blogger.com.br
http://partonatural.com.br
E obrigada a Alexdoula do Brasil!

Moradas úteis na net

http://www.michelodent.com
http://paramanadoula.com
http://birthworks.org/primalhealth e tens acesso a estudos sobre gravidez, parto e primeiro ano de vida do bebé
http://update-software.com/cochrane e clica em pregnancy and chilbirth para estudos recentes
http://bmj.com e clica em pubmed-medline para mais estudos

A doula e a mãe

É muito importante que a doula estabeleça uma relação de confiança com a mãe, antes do parto, que pode ser construída em alguns encontros consoante o desejo da grávida.
Uma doula faz-se de três aspectos assenciais. A experiência da maternidade, uma vocação, e a procura contínua de de informação fidedigna.
A doula está ao lado da mãe, promovendo a sua auto-confiança, defendendo as suas decisões informadas e conscientes. A doula também presta serviços no pós-parto.
Vários estudos comprovam os benefícios da presença de uma doula durante o trabalho de parto, diminuindo significativamente o número de intervenções médicas desnecessárias e aumentando a satisfação das mulheres relativamente à sua experiência de parto.

Neste momento existem duas doulas com formação feita com o obstetra Michel Odent e a doula Liliana Lammers e que estão disponíveis para prestar serviços e dar formação em Portugal para outras mulheres interessadas nesta maravilhosa profissão.