quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Parto em Casa em Portugal

"(...)E quem são os casais que decidem optar por um parto em casa?
Na maioria das vezes, são pessoas altamente informadas, que fizeram as suas escolhas baseadas em evidências cientificas, baseadas nos inúmeros estudos disponíveis, completamente cientes das suas escolhas e da responsabilidade que as mesmas acarretam.
Há casais para quem a escolha por um parto em casa é a coisa mais natural do mundo, e esbatem contra uma sociedade fechada e inquisidora, sem qualquer apoio por parte dos profissionais de saúde.
Vêm-se muitas vezes quase como “clandestinos” sem grande opção de escolha e a serem forçados esconder a sua opção dos familiares e dos prestadores de cuidados de saúde.
Há outros ainda para quem o parto em casa é uma segunda escolha, e esses preocupam-me bastante, pela falta de apoio que sentem: há casais que elaboram planos de parto, que procuram um parto desmedicalizado e onde o pai da criança possa estar permanentemente durante todo o parto. Há mulheres que querem parir em ambiente hospitalar, mas sem serem submetidas a uma série de intervenções à partida desnecessárias.
Há mulheres que querem parir em ambiente hospitalar sem serem constantemente assediadas para levarem uma epidural, há mulheres que gostariam de ver resguardada a sua privacidade num momento tão importante como o nascimento de um filho, e preferem parir num quarto sossegado de um hospital, em vez de num bloco de partos.
Todas estas pessoas se vêm imediatamente desmoralizadas com as respostas que obtêm dos hospitais públicos e privados e muitas delas optam por um parto em casa, não porque fosse essa a sua escolha inicial, mas porque não lhes foi dada outra opção, face à rigidez dos protocolos hospitalares.
E isso, obviamente não é desejável.

Seja em casa, seja no hospital, um parto nunca é isento de riscos.
Seja em casa, seja no hospital, um parto deve ser atendido por profissionais devidamente treinados para o efeito.
Seja em casa, seja no hospital, a dor no parto é uma variável a ter em conta e deve ser abordada com a individualidade que lhe é característica: há mulheres que sofrem horrores durante o parto e outras para quem parir é um autêntico acto de prazer – e isso tanto pode acontecer em casa como no hospital.
Seja em casa ou no hospital, um parto é seguro e possível, quando a mulher está informada acerca das suas responsabilidades e da fisiologia do parto.
(...)
Porque escolher um parto em casa não é um acto de leviandade e de ignorância do factor “segurança” como tanta opinião pública quer fazer crer. É na maioria das vezes uma escolha ponderada, pensada, e cheia de responsabilidade, que merece no mínimo ser ouvida e compreendida".

Um excelente texto que suscita uma boa e importante reflexão, pela doula Rita Correia.
Para ler na íntegra aqui.